Skip to content Skip to footer

Como se Proteger de Golpes Bancários?

Atendimento-On_line

Você sabia que, mesmo com todos os avanços tecnológicos, os golpes bancários ainda representam uma ameaça real para muitas pessoas?

Como advogado especializado em fraudes bancárias há mais de 20 anos, estou aqui para fornecer algumas dicas valiosas para ajudá-lo a se proteger dessas armadilhas financeiras e saber o que fazer caso se torne vítima.

Diariamente há um golpe novo, então é importante acompanhar o noticiário, pois o aumento dos golpes e das fraudes bancárias é fato, e todos os principais meios da imprensa noticiam isso.

1. Phishing: Golpistas enviam e-mails ou mensagens de texto fraudulentas, fingindo serem de instituições financeiras, solicitando informações confidenciais, como senhas e números de conta.

2. Clonagem de Cartão: Por meio de dispositivos ilegais, os criminosos copiam as informações do seu cartão de débito ou crédito durante transações, permitindo que eles façam compras fraudulentas.

3. Fraudes por Telefone: Os golpistas ligam para suas vítimas, fingindo serem representantes de bancos, solicitando informações pessoais e financeiras.

4. Roubo de Identidade: Os criminosos usam informações pessoais roubadas para abrir contas bancárias falsas ou realizar transações fraudulentas em nome da vítima.

5. Golpe do Leilão Falso: Os golpistas criam sites falsos, semelhantes aos verdadeiros, em que há ofertas de veículos e imóveis.

6. Golpe da Falsa Entrega: Golpistas ligam informando sobre a necessidade da entrega de presentes, informam que há necessidade de realizar apenas o pagamento do frete, então o golpista usa uma maquininha adulterada em que o valor cobrado é elevadíssimo.

7. Golpe da Maquininha Adulterada: Máquinas são adulteradas, com o isso o visor informa um valor inferior ao que realmente é processado.

8. Golpe da Troca do Cartão: Golpistas realizam a troca do cartão quando do uso de caixas eletrônicos ou pagamentos.

9. Golpe do Motoboy: Golpistas informam sobre a necessidade de retirar o cartão da vítima em razão de uma fraude detectada pelo banco.

10. Pix Em Caso De Roubo E Furto De Celular: Criminosos acessam aplicativos bancários, realizam alteração de senhas, limites, e com isso solicitam empréstimos e realizam diversas transferências bancárias.

1. Mantenha suas Informações Confidenciais em Segredo: Nunca compartilhe suas senhas, números de conta ou outras informações pessoais por e-mail, telefone ou mensagens de texto.

2. Verifique as Transações Regularmente: Monitore suas contas bancárias e cartões de crédito regularmente para identificar qualquer atividade suspeita.

3. Tenha Cuidado com Links e Anexos: Evite clicar em links ou baixar anexos de e-mails e/ou mensagens de remetentes desconhecidos.

4. Utilize Senhas Fortes: Crie senhas únicas e seguras para suas contas online e atualize-as regularmente.

1. Entre em Contato com seu Banco Imediatamente: Informe seu banco sobre a atividade suspeita e siga suas instruções para proteger sua conta.

2. Registre um Boletim de Ocorrência: Reporte o golpe às autoridades policiais e obtenha um boletim de ocorrência para documentar o incidente.

3. Contate um Advogado Especializado: Procure orientação legal de um advogado especializado em fraudes bancárias para entender seus direitos e opções legais.

________________

Por Alexandre Berthe Pinto
A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte.
As informações são explicativas, sendo necessário a consulta com o advogado para análise do caso concreto.

author avatar
Alexandre Berthe Pinto
plugins premium WordPress