Fale via texto agora

O condômino pode impedir o acesso ao seu apartamento para realização de obras necessárias ao condomínio ou vizinho?

Diria que o condômino não é obrigado a permitir o acesso sem que exista comprovação da necessidade da realização da obra, porém, em sendo demonstrada, caso sua negativa permaneça o condômino, além das sanções contidas nas regras condominiais, poderá sofrer o ônus de uma decisão judicial autorizando a realização da obra.

Na prática quando estamos diante de tal situação, invoca-se principalmente o contido no art. 1.313, I do CC que assim dispõe:

Art. 1.313. O proprietário ou ocupante do imóvel é obrigado a tolerar que o vizinho entre no prédio, mediante prévio aviso, para:

I – dele temporariamente usar, quando indispensável à reparação, construção, reconstrução ou limpeza de sua casa ou do muro divisório;

 Destarte, considerando que há previsão legal obrigando que o condômino permita a acesso em sua unidade para realização de reparos indispensáveis, ao criar obstáculos poderá sofrer inclusive os efeitos de ações indenizatórias por danos morais e materiais, caso a recusa venha a contribuir com o aumento do problema.

Portanto, nessas situações caberá ao condomínio, por intermédio do síndico e/ou administradora, ou até mesmo o vizinho, consultar o profissional de sua confiança para adotar os meios necessários para a obtenção da ordem judicial para adentrar na unidade e, se for o caso, pleitear eventuais indenizações, sem prejuízo das sanções previstas nas regras condominiais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Assine Nossa Newsletter

Atenção Clientes

Papo Legal

Dúvidas e dicas jurídicas em podcast.
plugins premium WordPress
Envie sua dúvida
1
Tudo bem?
Olá. Tudo bem?