Fale via texto agora

Posso ter cão de pequeno porte no meu apartamento?

cao_condominioComo abordado em outra situação (veja aqui), muitas vezes não é apenas o porte do animal que deve ser avaliado para saber se é possível, ou não, manter um cão em uma unidade condominial. Isso porque, é comum que raças consideradas de pequeno porte incomodem outros vizinhos em razão do seu latido etc.

Assim, quando a questão for animal no condomínio é importante ter conhecimento das regras condominiais e do que é ou não permitido em cada nicho condominial, pois não é possível prestar uma resposta definitiva com lastro apenas na espécie do animal, fatores como a interação do animal com a vida condominial devem ser consideradas, itens como sossego e segurança são primordiais para decisão.

Em outra esfera, é preciso registrar que há decisões judiciais que consideram ilegais normas condominiais proibindo a mantença de animais nas unidades autônomas ou que regulam sua circulação de forma exacerbada, ocasião em que caberá ao interessado com lastro no caso específico procurar o profissional de sua confiança para analisar o problema enfrentado e, se for o caso, questionar a situação judicialmente.

Dessa forma, em regra geral, devemos ter em mente que a mantença de animais, desde que legalmente permitida sua comercialização e que não coloque o sossego ou a segurança dos demais em risco, é direito do condômino, porém, para garantir esse Direito muitas vezes poderá ser necessária a discussão judicial.

prob_png_face

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Assine Nossa Newsletter

Atenção Clientes

Papo Legal

Dúvidas e dicas jurídicas em podcast.
plugins premium WordPress
Envie sua dúvida
1
Tudo bem?
Olá. Tudo bem?