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Golpe do 0800 – Falsa Central Telefônica

O que é? O que fazer? Como recuperar o prejuízo?

Atendimento-On_line

ATENÇÃO – Dicas e informações valiosas

Você já recebeu uma mensagem ou ligação do seu banco? Fique atento.

Criminosos estão se aproveitando do vazamento dos dados e se passando pelo banco.

O golpe acontece quando a pessoa recebe uma mensagem ou ligação do suposto funcionário do banco, dizendo que foi feita uma compra suspeita (ou pix/ted) e se o cliente reconhece a operação, que sempre são de valores elevados, caso não reconheça, é solicitado que responda ao SMS negativamente e/ou que ligue para o banco, via link que aparentemente indica o próprio telefone do banco.

Ao clicar no link e/ou ligar o consumidor é atendido por uma falsa central e, várias vítimas relatam, que o interlocutor possui todos os seus dados cadastrais, bancários e em alguns casos até informações sobre transações realizadas via cartão de crédito, nome do gerente e várias outras informações extremamente sensíveis, e, portanto, que refletem em uma ligação verídica.

Quando da ligação, o golpista solicita que a vítima instale dispositivo no celular e/ou no computador, ocasião em que um sistema malicioso acionado, após isso o consumidor é orientado a fazer algumas operações, movimentadas remotamente, como transferências, pagamentos e empréstimos, sem o seu conhecimento. Há relatos ainda que, algumas pessoas são convencidas a ir ao caixa eletrônico, após o horário comercial, e validar transações, com isso, ocorre a habilitação de dispositivos dos golpistas.

Na prática, o golpe é extremamente bem elaborado, e os prejuízos são destruidores, pois, além de pegar todo recurso da vítima, os golpistas ainda realizam a contratação de empréstimos.

Portanto, é importante suspeitar de todos os contatos feitos pelo banco, principalmente se pedir para clicar em algum link, fornecer algum dado, ou ligar em central telefônica, pois você pode estar caindo no chamado “golpe da falsa central” – “golpe do 0800” ou  “golpe do falso funcionário”.

Caí no golpe, o que faço?

Se você foi uma vítima deste golpe, é importante procurar o banco e bloquear todos os acessos. E, deve ser feita uma reclamação de contestação de todos os prejuízos sofridos, para que o banco faça uma análise e verifique se existe a possibilidade de estornar alguma operação.

Após a reclamação, normalmente o banco retorna em até 10 dias com a resposta sobre a análise.

E se o banco não ressarcir o valor, é possível reaver o prejuízo na Justiça?

Este golpe é conhecidíssimo do Judiciário, e em vários casos as vítimas conseguem recuperar o prejuízo, pois há falha de segurança na prestação de serviços pelo banco ao validar operações fora do perfil do cliente e liberar acesso de terceiros sem a devida segurança.

Porém, é sempre prudente ao consumidor que antes de ingressar com a ação tenha elementos probatórios concretos, pois as defesas bancárias são extremamente técnicas, razão pela qual é sempre aconselhável procurar o advogado especialista em fraude bancária de confiança.

Por Alexandre Berthe Pinto
A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte.

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