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Sofri um Golpe, o que devo fazer? RECOMENDADO

PASSO A PASSO DO QUE FAZER

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ATENÇÃO – Dicas e informações valiosas

Os golpes e as fraudes bancárias estão fazendo milhares de vítimas, de todas as classes sociais e poder aquisitivo, refletindo em prejuízos financeiros gigantescos

Assim, se você foi vítima de roubo, fruto, sequestro ou qualquer outro tipo de fraude ou golpe bancário, via internet, aplicativo bancário, telefone, etc., refletindo prejuízos financeiros em razão do Pix, transferência, compras, saques, pagamento de impostos e outras transações, via cartão de crédito, conta de investimento, poupança ou conta corrente, e importante agir com muita rapidez e seguir as orientações abaixo. 

Passo a Passo do que fazer quando for vítima de fraude e/ou golpe bancário. 

  1. Contatar imediatamente todas as instituições financeiras, relatar o ocorrido e solicitar que sejam iniciados os mecanismos internos de bloqueios preventivos e a tentativa de suspensão ou recuperação das transações realizadas. Lembre-se, cada banco possui um procedimento e o consumidor será informado pela própria instituição. Não esquece de sempre anotar o número do protocolo da ligação, dia e horário do contato. 
  1. Redefina suas senhas em aplicativos, e-mails e verifique as ativações de dois fatores, inclusive, das redes sociais. 
  1. Verifique se o seu número de celular está recebendo ligações, em caso negativo sua linha pode ter sido clonada, então é necessário contatar também sua operadora de celular. 
  1. Fazer o Boletim de Ocorrência, sendo que em alguns Estados e exceto casos de violência, há possibilidade da realização eletrônica. 
  1. Aguardar o prazo de análise do banco, que normalmente é de até 10 dias, e verificar se o dinheiro perdido foi devolvido, parcialmente devolvido ou se o banco considera que todas as transações foram legítimas e não realizará o estorno, cancelamento ou devolução de nenhuma transação. 
  1. Com base na resposta, é aconselhável procurar o advogado especialista em fraude bancária. 

Principais Dúvida 

  1. O que fazer quando o banco não cancela, estorna ou devolve o valor em caso de fraude e golpes bancários? 

É aconselhável que a vítima procure o advogado especialista em golpe e fraude bancária para que análise o caso concreto, entenda o tipo de golpe, valores envolvidos e transações que foram realizadas. Isso porque, atualmente há vários tipos de golpes,  

  1. Posso ir diretamente no Juizado Especial? 

Em golpes e fraudes não complexas, cujo valor é de até 20 salários, a vítima pode ir ao Juizado Especial, devendo levar todas as documentações e possui, e seguir as orientações do funcionário para atendimento. 

Porém, casos complexos ou de valores acima de 20 salário, é aconselhável que a vítima procure o advogado especialista em golpe e fraude bancária para sanar suas dúvidas. 

  1. É certo que eu serei vitorioso no processo, independente do Golpe e da Fraude? 

Como existem vários tipos de golpes e situações diversas, o judiciário sempre analisará o caso específico. Desse modo, ainda que em algumas situações como: ocorrência de movimentações atípicas, falha no sistema de bloqueio preventivo, ausência de provas de repasse de valores, vazamento de dados, etc., reflitam em decisões favoráveis aos consumidores, há decisões também em que o judiciário entende que no caso concreto o consumidor contribuiu para o evento danoso, por conseguinte, a responsabilidade do banco é afastada ou o prejuízo é dividido entre as partes. Portanto, ainda que para grande maioria dos golpes, atualmente, existam decisões mais benéficas aos consumidores, o judiciário é mutante e tudo dependerá sempre do caso concreto. 

  1. Vou receber danos morais? 

Sim, em alguns casos o pedido de danos morais é possível, mas isso dependerá da análise do advogado que cuidará do caso. 

  1. Os processos são demorados, quais os custos judiciais e ao advogado? 

Tais questões deverão sempre ser questionadas com o advogado especialista em golpe e fraude bancária de confiança da vítima. 

  1. Posso fazer reclamação no Procon e Banco Central? 

O direito em reclamar é facultativo da vítima. 

  1. Quais provas preciso ter? 

Aconselhamos que ao ser vítima de fraude ou golpe, guarde todas as informações como: print de tela de ligações, SMS, conversas via WhatsApp, e-mails, números de protocolos de ligações, cópias de cartas entregues ao banco contestando administrativamente a ocorrência e as demais. 

Tenho interesse em saber mais sobre golpes e fraudes, o que faço? 

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Por Alexandre Berthe Pinto
A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte.

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