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Golpe da Falsa Central Telefônica

O que é? O que Fazer? Como Recuperar o prejuízo?

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ATENÇÃO – GOLPE DA FALSA CENTRAL TELEFÔNICA

O golpe da falsa central telefônica é um tipo de golpe que ocorre quando um criminoso liga para uma vítima se passando por um funcionário de uma empresa legítima, como um banco, uma loja ou uma empresa de telefonia. O criminoso então tenta enganar a vítima para que ela forneça dados pessoais, como senhas, números de contas bancárias ou números de cartões de crédito.

As ligações ocorrem em razão do vazamento de informações dos brasileiros.

Em alguns casos, solicitam ainda a instalação de aplicativos maliciosos em celulares e/ou computadores e passam a controlar remotamente o dispositivo, com isso, solicitam ao consumidor que digitem suas senhas, liberando todo sistema para realização de transferências, empréstimos e outras operações.

Os prejuízos são sempre extremamente elevados.

Como se proteger do golpe da falsa central telefônica?

  • Nunca forneça dados pessoais para alguém que você não conhece.
  • Desconfie de ligações de números desconhecidos.
  • Se você receber uma ligação de uma central telefônica, peça para falar com um supervisor.
  • Nunca faça transferências bancárias ou pagamentos de contas por telefone, quando há o recebimento de chamadas.
  • Desligue o telefone se o interlocutor começar a fazer ameaças ou a pedir informações pessoais.
  • Contate imediatamente seu banco, realizando a ligação de outro aparelho telefônico e sempre ligando para o número oficial divulgado pelo banco.

Como recuperar o valor em caso de golpe da falsa central telefônica?

Se você for vítima do golpe da falsa central telefônica, é importante tomar algumas medidas para tentar recuperar o valor perdido.

  • Bloqueie o seu cartão de crédito ou conta bancária.
  • Faça um boletim de ocorrência na polícia.
  • Entre em contato com a empresa ou banco que você foi vítima do golpe e informe o ocorrido.
  • A empresa ou banco pode ser capaz de bloquear a transação e recuperar o valor perdido, portanto, aguarde o prazo informado para análise da contestação.
  • Contate o advogado especialista em fraude bancária

Outras dicas

Além das dicas acima, é importante também estar atento aos seguintes sinais de alerta:

  • O criminoso pode usar um tom de voz autoritário ou ameaçador.
  • O criminoso pode pedir informações pessoais que você não deve fornecer por telefone, como senhas, números de contas bancárias ou números de cartões de crédito.
  • O criminoso pode pedir para você fazer uma transferência bancária ou pagamento de conta por telefone.
  • O criminoso pode solicitar instalação de aplicativos ou informar que realizará uma operação para um desconhecido, solicitando que autorize tal operação.

Se você notar algum desses sinais de alerta, desligue o telefone imediatamente.

Por Alexandre Berthe Pinto
A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte.

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