Fale via texto agora

Qual o valor da pensão alimentícia em 2018?

O valor da pensão alimentícia não é alterado obrigatoriamente em janeiro com a mudança de ano.

Assim, ainda que o salário mínimo nacional tenha começado a valer no dia 01 de janeiro de 2018 e represente o valor R$ 954,00, isso não significa que todas as pensões alimentícias serão automaticamente atualizadas já em janeiro de 2018. Isso porque, quando o assunto é o valor da pensão alimentícia, a correção do valor da pensão é determinada em cada caso de forma individualizada, existindo variações, por exemplo:

  • Desconto em folha de pagamento = o valor é corrigido quando há alteração do salário do devedor de acordo com promoções, negociações ou ajustes da categoria que não necessariamente ocorre no mês de janeiro.
  • Correção pelo IGPM ou outro índice = a correção anual da pensão alimentícia pode ter sido atrelada a outro índice de correção e a sentença ter determinado que a correção anual ocorrerá todo mês de abril, por exemplo. Portanto, é necessário analisar o termo que fixou os alimentos.

Contudo, nos casos em que a pensão alimentícia foi arbitrada com base no salário mínimo, por exemplo 30% do salário mínimo, 1,2 salários mínimos etc. o devedor deve realizar o reajuste da verba alimentar já para o mês de janeiro de 2018, salvo alguma disposição contida no termo que fixou os alimentos indicando o mês de correção.

Em outra seara, considerando que a correção do salário mínimo nacional foi de apenas 1,84%, o valor da pensão alimentícia não sofrerá aumento significativo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Assine Nossa Newsletter

Atenção Clientes

Papo Legal

Dúvidas e dicas jurídicas em podcast.
plugins premium WordPress
Envie sua dúvida
1
Tudo bem?
Olá. Tudo bem?