Fale via texto agora

STJ – Reajuste de plano de saúde por idade é valido.

Em recente julgado o STJ validou cláusulas contratuais que autorizam o aumento da mensalidade do plano de saúde em razão da idade, com ressalvas.

Assim, em que pese a autorização para o aumento da mensalidade em razão da idade, o STJ demonstrou preocupação na mantença do ponto de equilíbrio – “Para a manutenção da higidez da saúde suplementar, deve se sempre buscar um ponto de equilíbrio, sem onerar, por um lado, injustificadamente, os jovens e, por outro, os idosos, de forma a adequar, com equidade, a relação havida entre os riscos assistenciais e as mensalidades cobradas” (gn), mas ficou ressaltado que aumentos desproporcionais sem justificativa técnica devem ser vetados, inclusive, com lastro no Estatuto do Idoso.

Dessa forma, ainda que exista a permissão para o aumento, agora a grande discussão será definir se o índice adotado está condizente ou não com o contrato e com os limites estabelecidos pela ANS ou se é abusivo. E, para encontrar o ponto de equilíbrio desejado, imagina-se que discussões judiciais continuarão existindo, especialmente pela variação dos índices que poderão ser adotados e o caso concreto.

Veja integra

[gview file=”https://alexandreberthe.com.br/wp-content/uploads/2017/04/01.03.17-STJ-VALIDO-REAJUSTE-IDADE-PLANO-SAUDE.pdf” height=”550px” width=”550px”]

Gostou? Envie sua sugestão e compartilhe!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Assine Nossa Newsletter

Atenção Clientes

Papo Legal

Dúvidas e dicas jurídicas em podcast.
plugins premium WordPress
Envie sua dúvida
1
Tudo bem?
Olá. Tudo bem?