Fale via texto agora

Quem é o responsável pelo reparo do vazamento?

O assunto é rotineiro e causa vários dissabores na vida condominial, especialmente nos imóveis mais antigos.

No entanto, a responsabilidade depende da causa (origem) do vazamento, em regra geral entende-se que todo vazamento existente em redes verticais (colunas) são de responsabilidade do Condomínio, já àqueles existentes em redes horizontais são de responsabilidades dos proprietários das unidades autônomas.

Porém, a situação é mutável, especialmente quando estamos diante de unidades que sofreram modificações (reformas) e nos imóveis novos em que está vigente o prazo de garantia da construtora.

Dessa forma, sempre que for constatado qualquer vazamento é aconselhável que o Síndico ou o representante do Condomínio seja comunicado, além disso, é prudente que o lesado faça o registro de imagens (fotos e filmagens) para resguardo de direitos futuros. E quando o imóvel estiver na garantia a Construtora deverá ser comunicada imediatamente, porém, o reparo efetivo, salvo casos de emergência ou urgência, deverá ocorrer após todos os interessados (vizinhos, construtora, Síndico, etc.) e, possíveis, responsáveis terem ciência do ocorrido.

Feito o reparo, todos os testes deverão ser realizados preferencialmente na presença das pessoas vitimadas pelo evento danoso.

Outrossim, com relação ao ônus pelo ressarcimento de eventuais prejuízos decorrentes do vazamento, em decorrência da enorme abrangência, o assunto será exposto em outra oportunidade.

Participe – envie suas dúvidas e/ou sugestões

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Assine Nossa Newsletter

Atenção Clientes

Papo Legal

Dúvidas e dicas jurídicas em podcast.
plugins premium WordPress
Envie sua dúvida
1
Tudo bem?
Olá. Tudo bem?