Fale via texto agora

Pensão de Alimentos em 2022

Qual Valor da Pensão Alimentícia em 2022?

Qual valor da Pensão Alimentícia em 2022?

Como Calcular o Valor da Pensão Alimentícia em 2022?

Atendimento-On_line

Com o aumento do salário mínimo nacional para R$ 1.210,00, ocorre o reajuste automático do valor da pensão alimentícia que utiliza do Salário Mínimo como indexador de atualização. Assim, para saber o novo valor basta multiplicar o valor atual do salário mínimo pelo coeficiente que foi determinado na ação judicial. 

A tabela abaixo serve como parâmetro para atualização, vejamos:

qual valor da pensão alimenticia 2022
valor pensão 2022

Vale registrar que, a atualização é automática somente quando há o pagamento da pensão vinculado ao salário mínimo, nas demais ocasiões a atualização deverá respeitar ao contido em decisão judicial.

Além disso, questões sobre a necessidade do aumento e ou diminuição do valor da pensão alimentícia deve ser discutida sempre por intermédio da Ação Revisional de Alimentos.

Veja Também

Pensão com base em percentual e situação de desemprego em 2022

Quando estamos diante de assalariados, é normal que a pensão seja arbitrada em percentual, ou seja, a decisão judicial já registra que o valor da pensão será, por exemplo, de 17% do valor do salário e determina a expedição de ofício ao empregador do devedor de alimentos. Assim, a própria empresa fica responsável em realizar a transferência de valores sempre que existir o pagamento do salário.

Em casos assim, é normal que o valor da pensão sofra variação mensal em razão da própria variação do salário. E, via de regra, aumentando o salário automaticamente aumenta a pensão e diminuindo o salário, da mesma forma, diminui o valor da mensal, tudo de forma automática e processada pelo Departamento de RH.

Nesse tipo de fixação, também é normal que o juiz ao fixar os alimentos faça constar que, em caso de desemprego, o valor dos alimentos será calculado sobre o salário mínimo, com isso, automaticamente há incidência da primeira regra, por exemplo, em caso de desemprego fica estipulado que o valor da pensão será de 50% do salário mínimo vigente.

Fixação de alimentos em valores em 2022

Ainda que possível, atualmente a forma menos usual é de fixação dos alimentos em valor fixo, por exemplo, R$ 2.000,00 (dois mil reais) por mês, e já é estabelecido que o valor será atualizado anualmente com base em índices econômicos, sendo usual o IGMP.

Assim, respeitando opiniões em contrário, ainda que possível, compartilho do entendimento de que tal regra é mais aconselhável quando os pais são estruturados financeiramente, pois, há necessidade de realizar atualização com índices financeiros que nem sempre é de fácil compreensão para os mais carentes e pela própria variação dos índices que são utilizados, algumas vezes muito superior à inflação, dificultando que o devedor consiga honrar com o pagamento ao longo dos anos, ou seja, sua operacionalização talvez seja complexa para pessoas mais humildes.

Dúvidas de como pedir, aumentar ou diminuir o valor dos alimentos

——–

Por Alexandre Berthe Pinto
A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Assine Nossa Newsletter

Atenção Clientes

Papo Legal

Dúvidas e dicas jurídicas em podcast.
plugins premium WordPress
Envie sua dúvida
1
Tudo bem?
Olá. Tudo bem?