Skip to content Skip to footer

Golpe do Cartão Trocado – RECOMENDADO

Dicas Importantes

Atendimento-On_line

Infelizmente, essa é uma artimanha cada vez mais comum atualmente, causando prejuízos financeiros e emocionais para muitas pessoas. Mas não se preocupe! Neste guia, vamos desvendar todos os segredos desse golpe, desde como ele ocorre até as medidas que você pode tomar para se proteger e agir rapidamente, caso se torne uma vítima.

O golpe do cartão trocado é uma prática criminosa na qual o fraudador substitui o seu cartão bancário por outro similar, geralmente após uma transação em uma máquina de pagamento. Esse tipo de golpe pode ocorrer em diversos locais, desde caixas eletrônicos até estabelecimentos comerciais, delivery, táxi e todos os locais em que há o uso de maquininha para pagamento.

O golpista informa que a maquininha apresentou algum problema de comunicação e há necessidade de realizar uma nova operação, enquanto isso há sempre o manuseio do seu cartão na mão do golpista, que realize alguma forma para distrair suas vítimas.

Porém, na primeira tentativa, a maquininha não falhou, mas, conseguiu capturar sua senha, muitas vezes digitada em uma maquineta adulterada.

A Troca do Cartão:

Enquanto você está distraído, acreditando que o golpista está tentando uma nova conexão e/ou substituindo a maquineta ele troca seu cartão por outro do mesmo banco (o golpista possue acervo de cartões), e o cliente acha que finalizou. Então o golpista com a senha (capturada na máquina que informou estar com problema) e o cartão trocado, usa de outra(s) maquineta(s) e realiza diversas compras até o cartão ser bloqueado.

Como são diversas comprar em poucos minutos, a vítima quando recebe algum aviso de SMS do banco e/ou tenta ligar para o SAC do próprio banco já sofre gigantesco prejuízo financeiro.

Desconfie sempre que ocorrer qualquer problema de conexão.

Coloque vários adesivos no seu cartão, personalize-o de uma forma que visualmente ele será diferente de todos os outros.

Não entregue seu cartão, você é quem deve aproximar e/ou introduzir e retirar o cartão da maquineta.

Mantenha um cartão de limite baixos para o uso diário.

Contate Imediatamente o Banco, solicite o bloqueio do cartão e abra a contestação.

Faça o Boletim de Ocorrência.

Aguarda o resultado da contestação, se o banco não estornar as transações, procure o advogado especialista em fraude e golpes bancários da sua confiança.

O golpe do cartão trocado é uma realidade preocupante atualmente. E, quando há recusa administrativa por parte do banco, a ação judicial é necessária.

Porém, é importante registrar que, ainda que exista tendência do judiciário em garantir ao consumidor o ressarcimento, é fundamental analisar cada caso, entender o perfil de consumo, a quantidade de transações outras peculiaridades que afeta o caso concreto e deverá ser esclarecido pelo advogado especialista.

________________

Por Alexandre Berthe Pinto
A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte.

author avatar
Alexandre Berthe Pinto
plugins premium WordPress