Direito Condominial

Advogado Direito Condominial
Fale Conosco

Fones: 11 5093-2572 / 5093-589

E-mail: contato@alexandreberthe.com.br

Site: www.alexandreberthe.com.br

Veja também: www.advogadocondominial.com.br

Problemas no Condomínio

Advogado Direito Condominial Alexandre Berthe Pinto

O Livro

Direito Condominial Contemporâneo é um livro que compila vários artigos de novas vozes que surgiram e estão se solidificando no Direito Condominial.

Trata-se de um livro de fácil leitura, útil para todos que vivem em condomínio, como administradores, síndicos, prestadores de serviços, condôminos e locatários.

O artigo escrito pelo Advogado Alexandre Berthe Pinto – “Convenção de Condomínio Pode Proibir Animal de Estimação” é fruto da atualização do artigo escrito no passado – “Animal em Condomínio, Pode?” – e aborda sobre a legalidade ou não das regras condominiais que proíbem animais de estimação.

Principais Dúvidas

Quais as principais dúvidas na vida condominial?

Tanto o vizinho barulhento quanto o vizinho reclamão realizam ações que violam regras condominiais, portanto, não apenas podem, mas, devem ser advertidos e multados.

Porém, em várias oportunidades, até por inércia do síndico e ou por estarmos diante de situações de difícil constatação, a pessoa lesada precisará procurar o judiciário para pleitear seu direito.

Todo condomínio possui em sua convenção e/ou regimento interno regras de convivência, que devem observar o previsto na Constituição Federal e Código Civil, objetivando exista uma vida harmônica no nicho condominial e, quando necessário, punindo o condômino que violar tais regras.

Assim, sempre que existir qualquer punição que o condômino não concorde, deverá realizar a defesa conforme prevista nas regras condominiais e, em sendo mantida, poderá procurar o judiciário.

Saiba o que fazer quando o síndico for omisso (veja aqui)

Condomínio pode ser responsabilizado por omissão do síndico (veja aqui)

 

Veja artigo sobre o uso da área comum aqui

Corte de água inadimplente – veja aqui

Veja tudo sobre vagas em condomínio aqui

Prestação de contas, talvez seja uma das principais obrigações do síndico e, quando comprovado falha no uso do recurso comum, o síndico pode responder até mesmo cível e criminalmente.

Veja Aqui – Prestação de Contas 01

Veja Aqui – Prestação de Contas 02

Além de ser o Artigo escrito por mim no Livro acima, é importante que faça a leitura dos artigos:

Animal em condomínio x STJ

Animal em condomínio, pode?

 

Assim, reiterando o posicionamento já exteriorizado anteriormente (veja aqui) mantenho o entendimento de que, ainda que seja legal (art. 1.336 do CC), na grande maioria dos empreendimentos novos é absolutamente injusto o rateio da taxa condominial em razão da fração ideal, quando:

(veja aqui)

Outrossim, cabe ressaltar que a lei prevê, e assegura, ao nicho condominial a total autonomia em deliberar pela destituição do síndico, ofertando, inclusive, possibilidade de uma interpretação subjetiva para justificar o ato, vejamos:

(veja aqui)

Está Com Dúvidas?

FALE CONOSCO - AGENDAMENTO VIA CHAT ON LINE

Está Com Dúvida?

Chat OnLine

Iniciar atendimento
1
Podemos Ajudar?
Olá - Como podemos ajudar? Informe resumidamente o desejado para que possamos direcionar ao responsável.