Cuidado com as fotos
Os golpistas estão cada vez mais criativos!
Criminosos, aproveitando de dados que circulam, estão contatando pessoas como se fosse do setor de relacionamento com o cliente de bancos, operadoras de cartão, lojas e outros estabelecimentos comerciais e informam que em razão do relacionamento, foi disponibilizado uma cafeteira como presente.
Em um determinado dia, a cafeteira é realmente entregue, e, o entregador informa que a precisa apenas tirar uma foto da pessoa recebendo o produto. Porém, o entregador está com utilizando de aplicativos no celular para gravar e fotografar a imagem da pessoa, ou seja, para capturar seus dados biométricos faciais – Golpe da Biometria.
Posteriormente, com os dados em mãos, os criminosos utilizam sistemas de reconhecimento facial para abrir contas bancárias ou solicitar empréstimos em nome da vítima, validando principalmente operações via aplicativos. Mas, já há relatos de alteração cadastral no banco em que a vítima possui conta.
O fato é que, na grande maioria das vezes, a vítima terá ciência da fraude horas ou dias após o recebimento da cafeteira, iniciando um longo processo de contestação.
E, além dos elevados prejuízos financeiros, juridicamente o golpe é complexo. Isso porque, os bancos estão em posse de validações biométricas reais, porém, realizadas sem o consentimento da vítima, situação que reflete em um complexo debate jurídico, e deverá ser analisado em cada caso.
Como o golpe é extremamente bem elaborado, não há pagamento, não há fornecimento de dados e a pessoa realmente recebe uma cafeteira de qualidade, ou outro produto, é preciso muita atenção!
Medidas de prevenção:
Desconfiança de brindes inesperados: Se não participou de promoções, se não trocou milhas, se não participou de concursos, desconfie de entregas de brindes não solicitados.
Verificação de identidade: Antes de aceitar a entrega, verifique a identidade do entregador e quem está entregando, obtenha o telefone e ligue sempre para os canais oficiais da empresa.
Cautela com fotos: Não é praxe ser fotografado / filmado para comprovar o recebimento de nenhum item, tenha muita atenção se isso for solicitado, usar óculos, bonés e outras situações podem ser úteis.
Monitoramento de contas: Acompanhe regularmente suas contas bancárias e cadastros para identificar movimentações ou aberturas de contas não autorizadas.
Se for vítima, é obrigatório:
Registro de boletim de ocorrência: registre um boletim de ocorrência.
Comunicação com instituições financeiras: Informe imediatamente seu banco ou instituição financeira sobre a possível fraude para que medidas preventivas sejam adotadas, especialmente, pedindo o bloqueio da habilitação de qualquer dispositivo (celular, computador) novo e alterando as senhas de acesso.
Acompanhamento de crédito: Considere monitorar seu CPF junto a órgãos de proteção ao crédito para detectar movimentações suspeitas. Usar o sistema Registrato do Banco Central também é muito útil
Como recuperar o prejuízo?
Considerando que o golpe é bem elaborado, que há utilização de dados biométricos e, normalmente, outras informações, aliado com que os prejuízos são elevados; a complexidade jurídica envolvida reflete no aconselhamento para que a vítima procure o advogado especialista em fraudes e golpes bancários, profissional capacitado para prestar todos os esclarecimentos, e, se for o caso, iniciar de imediato os procedimentos extrajudiciais.
Por Alexandre Berthe Pinto
([email protected])
A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte.
Importante: É sempre aconselhável ao interessado que procure orientação técnica específica com o profissional de sua confiança para análise do caso concreto. As informações aqui contidas, são genéricas e não dispensam a consulta com o advogado de confiança.