Fale via texto agora

Valor Pensão Alimentos 2021

Qual valor da pensão de alimentos em 2021?

Qual o valor da pensão de alimentos em 2021?

Como é feito o cálculo da pensão alimentícia para 2021?

Atendimento-On_line

Dúvidas que sempre foram frequentes; agora são ainda maiores em razão das incertezas econômicas causadas pela pandemia do coronavírus (CODID-19).

Porém, ainda que a pandemia possa ter causado alterações na necessidade x capacidade de quem paga e de quem recebe alimentos, o pedido para diminuir, aumentar ou deixar de pagar pensão alimentícias depende de uma decisão judicial ou de acordo homologado realizado entre as partes.

Portanto, a crise pandêmica por si só, não é um fator autorizador para que as partes sem o aval judicial alterem o valor da pensão, principalmente quando há menor ou incapaz envolvido.

Desse modo, em um primeiro momento, é provável que a crise pandêmica reflita em um maior ônus aos devedores dos alimentos, pois, vários perderam os empregos e ou sofreram alterações na rotina de trabalho e isso pode ter reflexos na renda, portanto, em caso de dificuldade e ou ausência de condições de arcar com o valor da pensão fixada, é aconselhável que busquem o judiciário para interpor a Ação Revisional de Alimentos, que é o procedimento cabível para discutir sobre o aumento ou diminuição do valor da pensão alimentícia.

Já, com relação aos questionamentos: Como calcular a pensão de alimentos em 2021? ou “Qual o valor da pensão alimentícia em 2021?” temos que, a situação permanece inalterada e segue o mesmo padrão dos anos anteriores (veja), existindo 3 situações principais:

1- Pensão com base no salário-mínimo em 2021

É utilizada principalmente quando estamos diante de profissionais liberais, autônomos ou fruto de acordo, em que a pensão alimentícia é fixada com base no salário mínimo, portanto, sempre que há alteração no valor do salário mínimo automaticamente ocorre a atualização do valor da pensão alimentícia.

Assim, para todos aqueles que pagam e ou recebem pensão com base no salário-mínimo temos como referência a tabela informativa, QUE SERÁ ATUALIZADA QUANDO O SALÁRIO-MÍNIMO FOR VALIDADO PELO GOVERNO EM 2021 –  tabela atualizada em 31.12.2020, considerando o valor do salário mínimo de R$ 1.100,00 – vejamos:

Valor Pensão Alimentos 2021

Obs: Considerando a projeção do salário mínimo em 2021 – Fonte 

 

02-Pensão com base em percentual e situação de desemprego em 2021

Quando estamos diante de assalariados, é normal que a pensão seja arbitrada em percentual, ou seja, a decisão judicial já registra que o valor da pensão será, por exemplo, de 17% do valor do salário e determina a expedição de ofício ao empregador do devedor de alimentos. Assim, a própria empresa empregadora fica responsável para sempre que existir o pagamento do salário transferir o valor ao credor.

Em casos assim, é normal que o valor da pensão sofra variação mensal em razão da própria variação do salário. E, via de regra, aumentando o salário automaticamente aumenta a pensão e diminuindo o salário, da mesma forma, diminui o valor da mensal, tudo de forma automática e processada pelo Departamento de RH.

Nesse tipo de fixação, também é normal que o juiz ao fixar os alimentos faça constar que, em caso de desemprego, o valor dos alimentos será calculado sobre o salário mínimo, com isso, automaticamente há incidência da primeira regra, por exemplo, em caso de desemprego fica estipulado que o valor da pensão será de 37% do salário mínimo vigente.

3-Fixação de alimentos em valores em 2021

Ainda que possível, atualmente a forma menos usual é de fixação dos alimentos em valor fixo, por exemplo, R$ 2.000,00 (dois mil reais) por mês, e já é estabelecido que o valor será atualizado anualmente com base em índices econômicos, sendo usual o IGMP.

Assim, respeitando opiniões em contrário, ainda que possível, compartilho do entendimento de que tal regra é mais aconselhável quando os pais são estruturados financeiramente, pois, há necessidade de realizar atualização com índices financeiros que nem sempre é de fácil compreensão para os mais carentes e pela própria variação dos índices que são utilizados, algumas vezes muito superior à inflação, ou seja, sua operacionalização talvez seja complexa para pessoas mais humildes.

Desse modo, o valor da pensão alimentícia em 2021 dependerá da forma em que existiu seu arbitramento. E, para os casos em que o valor estiver vinculado ao salário-mínimo, o valor da pensão de alimentos em 2021 será atualizado quando existir o Governo definir o valor do salário-mínimo para o ano de 2021.

DÚVIDAS SOBRE PENSÃO DE ALIMENTOS

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Assine Nossa Newsletter

Atenção Clientes

Papo Legal

Dúvidas e dicas jurídicas em podcast.
plugins premium WordPress
Envie sua dúvida
1
Tudo bem?
Olá. Tudo bem?