O que é? O que fazer? Como recuperar o prejuízo?
ATENÇÃO – Dicas e informações valiosas
Golpe e Fraude do Pix
Foi vítima do Golpe do Pix e está questionando “sofri golpe do Pix, como recupero meu dinheiro?”.
Atualmente, até em razão da velocidade na realização das transações, golpes e fraudes realizadas via Pix aumentaram absurdamente, então, segue algumas dicas.
Sofri o golpe do Pix, o que faço?
Aconselhamos que siga os procedimentos abaixo na seguinte ordem
– ligue imediatamente para o seu banco, informe sobre o ocorrido e solicite a abertura do procedimento chamado de “MED” do Banco Central, anote o dia, horário e nome de todos os atendentes e o protocolo da ligação. Após a abertura do MED os bancos normalmente em até 10 dias contatam o cliente informando sobre a realização ou não do bloqueio de valores. É importante aguardar o prazo.
– Faça boletim de ocorrência, informando o tipo de golpe ou fraude sofrida e fornecendo todos os dados da conta que recebeu o crédito
– Dependendo do tipo do golpe é aconselhável solicitar ao banco o bloqueio de acesso de todos os dispositivos, cancelamento de cartões e senhas.
– Lembre-se, é fundamental agir quanto antes.
Banco devolve o dinheiro do golpe do Pix?
Ainda que a pergunta seja frequente, não existe uma resposta para todos os casos. Isso porque, atualmente existem vários tipos de golpes e fraudes relacionadas ao Pix, então será necessário analisar o caso concreto.
Assim, o escritório que atua há 20 anos em casos de golpes e fraude, com várias entrevistas do advogado sócio, atua de forma sempre transparente, ou seja, ainda que tenha sucesso em vários casos, somente após a negativa do banco em realizar o ressarcimento administrativamente e analisar todos os documentos é que conseguimos avaliar o caso concreto.
Banco devolve o dinheiro do golpe do Pix de forma rápida?
Depende. Isso porque, se o banco avalia alguma ocorrência interna e/ou consegue realizar o bloqueio de valores, o procedimento é normalmente solucionado administrativamente em até 20 dias úteis.
Porém, quando o banco responde que não é o responsável pelo golpe, a vítima deverá procurar a justiça, ocasião em que, dificilmente, será ressarcida antes de 8 meses em razão dos prazos judiciais.
Posso ir ao Juizado Especial pedir a devolução dos valores em razão do Golpe do Pix?
Sim, em alguns caso a vítima pode pleitear o ressarcimento sem advogado e diretamente no juizado especial. Porém, para avaliar a viabilidade de tal procedimento, é sempre aconselhável que previamente procure o advogado especialista em fraude bancária para sanar todas suas dúvidas.
Quando o advogado cobra para defender vítima de Pix?
Não existe nenhuma tabela de honorários aos advogados, assim é prudente ao cliente questionar com o profissional de sua confiança os valores e condicionais do contrato.
Veja mais sobre fraudes e golpes envolvendo o Pix
Por Alexandre Berthe Pinto
A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte.