O que fazer para evitar?
O que fazer se for vítima?
É seguro comprar em leilão?
Dicas importantes sobre a crescente fraude
O que é o Golpe do Falso Leilão
O Golpe do Falso Leilão é uma fraude on-line que se baseia na promessa da compra de veículos ou motos em condições atraentes e que aumentou consideravelmente nos últimos meses.
Assim, como já comentado em outros artigos (veja aqui) os golpistas criam sites elaborados, com várias características semelhantes aos sites de leilões oficiais e com a indicação de vários lotes disponíveis.
Vários relatos indicam quem em algumas situações o valor do lance para arrematação do bem são compatíveis com o mercado e que o site realiza vários atendimentos com esclarecimentos sobre dúvidas e outras situações, o que torna o golpe mais difícil de ser percebido pelas pessoas que não possuem familiaridade com a realização de leilão on-line, que são seguros e compensatórios, desde que realizados pelos leiloeiros realmente oficiais.
Porém, os relatos das vítimas são unanimes em relatar que após o cadastramento a arrematação ocorre de forma rápida e com muita troca de mensagens por aplicativos, o que não faz parte da forma segura para esse tipo de compra.
Na grande maioria das vezes são fornecidas imagens, placas e Renavam de veículos regulares, fato que transmite maior segurança ao interessado.
Contudo, após a validação do valor do lance falso, o consumidor na grande maioria dos casos recebe recibos e outros documentos que se assemelham muito com os fornecidos pelos leiloeiros oficiais e realizam os pagamentos via Pix e/ou em conta acreditando que o bem foi realmente arrematado.
No entanto, no dia e localidade agendada para retirada do bem, são surpreendidos pela inexistência do veículo e percebem que foram vítimas do golpe e os contatos deixam de existir.
Como consequência o consumidor vítima, precisa sempre ficar atento e ao ser perceber que caiu no golpe do leilão falso deve adotar o quanto antes as seguintes providências.
Cai no golpe do leilão, o que devo fazer?
Contatar o banco imediatamente fornecendo todos os dados e verificar se é possível realizar o bloqueio de valores. Normalmente os bancos respondem positivamente ou não em até 5 dias úteis.
Registrar o Boletim de Ocorrência
Caso não exista a recuperação do valor, deverá procurar o advogado especialista em fraude bancária de sua confiança.
Dicas para não cair no golpe do falso leilão.
Desconfie de qualquer site de leilão que não seja “.com.br”
Desconfie sempre de valores atraentes.
Desconfie da rapidez entre o lance e a suposta arrematação
Desconfie se os contatos são mantidos apenas por intermédio de aplicativo de mensagem e telefones celulares.
Antes de arrematar e aconselhável que verifique o bem antes.
Caso não tenha habilidade em comprar em leilão, procure ajuda profissional para analisar se o leilão é seguro ou não
O que fazer para recuperar o prejuízo?
A vítima deverá procurar o advogado para ficar ciente de todos os procedimentos judiciais que envolvem o caso. Isso porque, ainda que o golpe esteja vitimando várias pessoas, as decisões judiciais são as mais diversas possíveis e tudo dependerá do caso concreto e provas que o consumidor conseguir obter.
Registra-se que o banco do consumidor (sai o dinheiro) dificilmente terá qualquer responsabilidade no ressarcimento. Já o banco da conta que recebeu o crédito, após o devido processo legal, que é complexo, se ficar comprovada falha na prestação de serviço do banco, o mesmo poderá ser responsabilizado em ressarcir o consumidor.
Assim, como o golpe do leilão, diferente de outros tipos de golpes há necessidade de provar a falha no banco, caberá ao advogado do consumidor vítima prestar todas as informações específicas para o caso concreto.
Por Alexandre Berthe Pinto
A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte.