Fale via texto agora

A ilegalidade da carência quando da migração de categoria de plano de saúde na mesma operadora.

Vários consumidores estão cancelando[i] o plano de saúde em razão da crise financeira que o país enfrenta. Porém, muitos desconhecem que podem realizar a migração para um plano de categoria inferior, dentro da mesma operadora, sem a necessidade de cumprir nova carência.

E tal possibilidade deve ser analisa pelo consumidor, pois, ainda que ao migrar para uma categoria inferior ocorra a diminuição da quantidade de hospitais, profissionais e outras situações, há também a diminuição do valor da mensalidade, e em alguns casos a redução é bem expressiva, mas o consumidor normalmente é melhor atendido do que na rede pública.

Assim, para quem possuir condições financeiras, possuir histórico clinico com várias intercorrências e/ou for idoso, o principal benefício é não ter que cumprir qualquer prazo de carência e quando a situação econômica melhorar poderá solicitar a migração para outro plano de categoria superior, também sem enfrentar o prazo de carência.

No entanto, em que pese tal possibilidade de migração, tanto para plano inferior quanto para superior, sem o cumprimento do prazo de carência, não são raros os casos em que o consumidor deverá pleitear seu direito por intermédio de ação judicial, ocasião em que poderá requerer também indenização por danos morais e materiais, se for o caso.

Dessa forma, como em tantas outras situações envolvendo consumidor x plano de saúde, considerando o bem protegido (Vida) é extremamente aconselhável ao consumidor que for surpreendido com qualquer negativa por parte da operadora, procurar o profissional qualificado, pois, em várias oportunidades, a negativa não prevalece quando o assunto é discutido no âmbito judicial.

 

[i] http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/05/02/planos-de-saude-perdem-13-milhao-de-clientes-em-um-ano.htm

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos relacionados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Assine Nossa Newsletter

Atenção Clientes

Papo Legal

Dúvidas e dicas jurídicas em podcast.
plugins premium WordPress
Envie sua dúvida
1
Tudo bem?
Olá. Tudo bem?