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Golpe do Falso Gerente

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Você já recebeu uma ligação de alguém muito simpático que dizia ser o gerente do seu banco? E, para piorar, a pessoa sabia seu nome completo, dados da conta e até detalhes de compras recentes? Pois bem, essa é a base do Golpe do Falso Gerente, uma fraude sofisticada que vem assustando correntistas e causando prejuízos gigantescos.

Contato inesperado: Os criminosos ligam ou enviam mensagens se passando pelo gerente do banco, eles sabem o nome do seu gerente, telefone da agência e vários dados pessoais sensíveis, como todos os telefones para contato e em alguns casos, há relatos de que possuem informações sobre transações recentes em cartão de crédito.

Criação de urgência: Eles informam sobre uma transação suspeita ou um PIX agendado no valor alto e criam senso de emergência, como a necessidade de realizar o cancelamento imediato da operação, de outros dispositivos habilitados e outras situações, até mesmo com a devolução de empréstimos. A vítima fica nervosa e tende a obedecer sem checar a informação.

Solicitação de dados e códigos: Para “cancelar” a suposta fraude, o falso gerente pede confirmação de dados, compartilhamento de telas, comparecimento em caixas eletrônicos e em alguns casos pode ocorrer a instalação de aplicativos maliciosos, possibilitando que os golpistas passem a controlar a conta da vítima, alterar dados cadastrais, aumentar limite de empréstimos, de Pix, solicitar cartões de crédito virtuais e outras.

Transferência para conta segura: Em outra variação, o estelionatário instrui a vítima a transferir todo o saldo para uma “conta segura”. Já existindo relatos de que essa conta, está em nome da própria vítima, pois aberta de forma fraudulenta.

Erro de Senha: A vítima só percebe o prejuízo ao tentar consultar o saldo e constatar a ausência de recursos ou ter sua senha de acesso negada.

Cuidado com a urgência: O banco não apavora os correntistas.

Desligue a chamada: Bancos e gerentes reais jamais pedem senhas, tokens ou transferências por telefone, ou WhatsApp. Invente que está com problema na ligação  e ligue sempre nos canais oficiais dos bancos, preferencialmente de outro aparelho de celular.

Não forneça códigos ou compartilhe telas: qualquer pedido de senha, token ou código enviado por SMS deve ser recusado, como também a negativa em compartilhar telas ou fazer chamadas de áudio / vídeo.

Nunca transfira valor para você mesmo ou para conta de terceiros: jamais aceite tal tipo de operação.

Contate o banco imediatamente: Informe a instituição financeira sobre a fraude e solicite o bloqueio da conta, aplicativo e de todos os acessos. Anote o número de protocolo e já solicite a contestação de todas as operações. Cuidado ao escrever cartas no calor da emoção.

Faça Boletim de Ocorrência: Faça o Boletim de Ocorrência, quando possível, converse com o advogado para ter as informações corretas.

Guarde as provas: Salve prints de mensagens, gravações e comprovantes.

Aguarde a resposta: Aguarde a resposta do banco sobre o cancelamento total, parcial ou a recusa na defesa, isso será essencial para o advogado.

Consulte um advogado especializado: Procure o advogado especialista em golpes e fraudes bancárias, ele terá condições de analisar seu caso concreto, muito cuidado com pesquisas genéricas em sites.

Ainda que existam vários casos em que a devolução ocorre integralmente, há outros em que a devolução ocorre parcialmente e outros que não há direito ao ressarcimento, tudo vai depender da dinâmica do golpe, por isso é fundamental conversar com o advogado especialista em golpes e fraudes bancárias.

Considerações Finais

O Golpe do Falso Gerente mostra o quanto as fraudes evoluem e aproveitam-se da confiança que depositamos em nossas instituições.

Criminosos usam informações vazadas, conhecimento técnico e exploram falhas sistêmicas, por isso é sempre importante o alerta. E, jamais concentrem seus recursos em um único banco, mantenham reduzidos limites de Pix e recusem empréstimos pré-aprovados elevados.

Aviso legal

Este conteúdo tem caráter meramente informativo. Para orientação adequada ao seu caso específico, procure um advogado especializado em fraudes bancárias e proteção de dados pessoais.

Por Alexandre Berthe Pinto
([email protected])


A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte.
Importante: É sempre aconselhável ao interessado que procure orientação técnica específica com o profissional de sua confiança para análise do caso concreto. As informações aqui contidas, são genéricas e não dispensam a consulta com o advogado de confiança.

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Alexandre Berthe Pinto
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