Golpe do Falso Leilão
Como recuperar o prejuízo?
Nos últimos meses várias pessoas estão sendo vítimas do “Golpe do Falso Leilão” e as principais dúvidas continuam sendo:
Principais dúvidas sobre o Golpe do Falso Leilão
- Golpe do falso leilão, como recuperar o dinheiro?
- Golpe do falso leilão, o que fazer?
- Golpe do falso leilão, banco devolve o dinheiro?
- Golpe do falso leilão, responsabilidade do banco
Vale relembrar que já analisamos o assunto no artigo “Golpe do Falso Leilão” em que detalhamos com maior profundidade – “O que é o Golpe do Falso Leilão” e há também vídeo sobre o assunto “Advogado Golpe do Falso Leilão“.
Como não cair no Golpe do Falso Leilão
- desconfiar de valor atrativos e abaixo do mercado e, principalmente, se a pessoa não nunca comprou em Leilão, é aconselhável que procure o advogado de sua confiança para fazer análise do site e condicionais para a arrematação do bem.
- desconfiar de sites que não estejam hospedados no Brasil.
- desconfiar quando existir restrições para visualizar o bem.
O que fazer quando for vítima do Golpe do Falso Leilão
- Ligar para o banco em que o valor foi retirado, relatar o ocorrido, pois, o banco da vítima poderá realizar os procedimentos administrativos para tentar realizar bloqueios e repatriação de valores.
- Realizar Boletim de Ocorrência.
- Procurar o advogado especialista em fraude bancária de confiança da vítima o quanto antes para que procedimentos sejam iniciados de acordo com o caso concreto. Isso porque, em cada golpe há situações exclusivas que são relevantes.
Quem é o responsável em ressarcir o prejuízo do golpe do falso leilão
O caso sempre dependerá do modo em que o golpe efetivamente ocorreu, existindo casos em que o responsável poderá ser o banco responsável pela gestão da conta do falsário, do proprietário do site, quando localizado, ou até de ambos, além de outras situações peculiares que demandam a obrigatoriedade de uma análise ampla de cada situação.
Quanto tempo leva o processo?
Atualmente, no Estado de São Paulo, considerar o prazo de até 8 meses para sentença inicial, como média, é possível. Já o julgamento da apelação, considerar aproximadamente 12 meses também é possível.
Tenho dúvidas de como recuperar o valor, o que devo fazer?
Considerando o tipo de golpe e a necessidade de analisar inúmeros procedimentos, e aconselhável que a parte procure o advogado com especialidade no caso e de sua confiança.
Qual o valor que o advogado cobra?
Cada advogado possui a liberdade de cobrar o valor em razão da complexidade do trabalho que será desenvolvido, tendo como base a Tabela de Honorários da OAB. Desse modo, considerando que em todos os casos de golpes e fraudes bancárias há situações peculiares, caberá ao advogado apresentar o orçamento e condições de parcelamento.
——–
Por Alexandre Berthe Pinto
A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte.