Skip to content Skip to footer

Bandidos aplicam novo golpe ao ligar avisando que o cartão foi clonado – Fraude

Bandidos aplicam novo golpe ao ligar avisando que o cartão foi clonado

Quem liga diz que é funcionário do serviço antifraude do banco. E pede que as vítimas sigam alguns passos para cancelar supostas compras.

 Edição do dia 19/05/2015 – 19/05/2015 21h42 – Atualizado em 19/05/2015 23h14

O Brasil é um dos países que mais investem em segurança bancária para evitar fraudes. No ano passado, foram mais de R$ 21 bilhões. O problema é que os golpistas também “investem” cada vez mais para enganar a população. Conheça o golpe mais novo deles:

Quem liga para as vítimas diz que é funcionário do serviço antifraude do banco. A gerente de Recursos Humanos que tem medo de ser identificada, conta que tinha motivos para acreditar que fosse verdade.

Informações sobre a vítima

“A pessoa que me chamou falava muito bem, tinha uma gravação do sistema eletrônico do banco familiar ao que eu utilizo cotidianamente, em momento algum eu percebi”, conta a gerente.

O golpista já tinha informações sobre a vítima.

“Primeiro ele falou meu nome completo, aí confirmou meu CPF e pediu pra eu confirmar a data de nascimento. Digitei o CPF e a senha”, lembra a vítima.

Motoboy leva o cartão de crédito

Era para cancelar supostas compras feitas com o cartão de crédito dela. Para isso ela tinha que seguir mais alguns passos: escrever uma carta do próprio punho ditada pelo bandido e dizer: “Nego qualquer tipo de compra fraudulenta”. Depois, a gerente ainda devia cortar o cartão ao meio e devolver ao banco.

Um motoboy foi encarregado de retirar. As câmeras do prédio registraram a chegada da moto com o rapaz que foi buscar o cartão. O motoboy, que não era do banco, levou a outra parte importante da vida financeira da vítima: o chip do cartão, que ficou intacto. Nele estavam as informações pessoais, as autorizações de saque e de compras. De um dia para o outro, a mulher passou a ter uma dívida que não poderia pagar.

30% das compras pagas com cartões

No total gastaram quase R$ 29 mil. Uma liminar evitou que o nome dela fosse parar no serviço de proteção ao crédito.

“Ela estaria com uma restrição cadastral, poderia estar sofrendo cobrança, ação de execução, cobrança de talão.”, explica Alexandre Berthe, advogado da vítima.

De todas as compras feitas pelas famílias brasileiras, 30% são pagas com cartões. Por isso, quem usa tem que tomar cuidado.

Cuidados

A Federação Brasileira de Bancos explica que os setores de fraudes podem ligar para confirmar uma transação. Se o cliente notar algo estranho, deve desligar e entrar em contato com a central de atendimento usando os telefones indicados no site do banco.

No caso de cancelamento ou bloqueio de cartão, o banco não pede a digitação de qualquer senha. O banco também nunca solicita a devolução de cartões, mesmo inutilizados. E para não deixar dúvidas, o cliente deve destruir o chip.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/05/bandidos-aplicam-novo-golpe-ao-ligar-avisando-que-o-cartao-foi-clonado.html

5 Comentários

  • Trackback: Fraude Cartão de Crédito – “Golpe do Motoboy” | Berthe e Montemurro Advogados Associados
  • Trackback: Fraude Cartão de Crédito – “Golpe do Motoboy” | Problemas no Condomínio
  • O.F.C
    Posted 15 de janeiro de 2016 at 22:45

    Acabou de acontecer com um parente próximo, neste caso, buscamos histórico onde o banco não devolve o dinheiro. Quais são as chances de ganhar essa causa na justiça?

    • Alexandre Berthe
      Posted 20 de janeiro de 2016 at 10:32

      Olá, tudo dependerá realmente do caso concreto, é necessário que o profissional de confiança analise todos os fatos.

  • Rose Oliveira
    Posted 24 de fevereiro de 2018 at 20:05

    Eu sofri o golpe do moto boy mas como tava mt ruim e ciente que falava com o Banco, depois de várias horas aguardando preenchimento de papelada ja nem tinha condiçõesde raciocinar e a oeddia antes do bou chegar conseguiu que eu desse até as. Letras que poderia fazer saques. Só me toquei porque ela pediu o eu desligar meu cel por duas horas para fazer a transação do anjo guardião que era para poder cair todas minhas compras no cel por SMS mas ai me veio ima luz e perguntei nossa será que To falando com o banco mesmo? Ela falou sim é me passou o número. Desliguei ao ligar o telefone tava bloqueado. Como sou cardiopatia quase morri e To de cama devido a forma como aconteceu. Cheguei do médico ( incor ) sem dormir e tive que ficar horas no telefone. Não podia desligar e nunca teria caído Sr não fosse a forma de abordagem que n tinha como cair. O Banco do Brasil tem biometria e por isso tbem não me toquei. Tem im ano quê só uso o extra perto e nunca fiz compras no debito. Fizeram compras no débito no credito e ainda entraram na poupança. Mjncs tinha ouvido falar sobre esse golpe e To até c crise de pânico. Não. Vou aceitar perder esse dinheiro porque o banco n deveria ter aceito tantas contas no debito ja que nunca fiz nenhuma e tbem n tinha como desconfiar que n estava falando c a operadora. Se esses golpes existe porque o Banco não tomou nenhuma providencia a respeito da segurança dos clientes? To rm choque.

Comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress
Envie sua dúvida
1
Tudo bem?
Olá. Tudo bem?