Como funciona o aluguel dos salões e da churrasqueira?

Como funciona o aluguel dos salões e da churrasqueira?

Alguns condomínios possuem vários espaços para lazer, porém, para sua utilização existem regras que deverão estar contidas no Regimento Interno de cada nicho condominial.

Assim, excetuando a piscina, quadras e outros espaços que possuem livre acesso, respeitando apenas o horário de funcionamento, é comum que churrasqueira, salão de festas, espaços jovens dentre outros, tenham o uso liberado após contraprestação pecuniária (aluguel) e respeitando as regras para reserva.

Outrossim, as principais dúvidas sobre os espaços estão elencadas com os temas abaixo:

Valor da locação: o valor deverá ser estipulado e aprovado em assembléia ou por outro método, sempre respeitando o que estiver disposto em Convenção, porém, a praxe é que o valor corresponda a algo em torno de 10% da menor taxa condominial vigente.

Uso por inadimplente: respeitando entendimentos em contrário, compartilho da tese de que o condômino devedor da taxa condominial não pode fazer uso dos espaços que necessitam do pagamento para sua utilização, mas tal peculiaridade deverá constar no próprio regimento.

Vistoria: é aconselhável que o condômino juntamente com o representante do condomínio faça vistoria antes e após o uso, cabendo ao condômino arcar com o custeio dos valores necessários para reparar o que for danificado.

Destino dos valores: como o condomínio não é uma entidade com fins lucrativos, compartilho do entendimento de que os valores obtidos em decorrência da locação dos espaços de lazer deverão ser utilizados para melhoria e manutenção dos próprios locais, inclusive, é prudente que exista na movimentação financeira do condomínio uma forma de controle diferenciado relativo aos valores recebidos em razão desse aluguel.

Sorteio e reservas: é prudente que exista no Regimento Interno uma metodologia de como dar-se-á a reserva, especialmente, em datas comemorativas, sendo prudente que a reserva para datas como natal, ano novo, dia dos pais e das mães tenham forma de reserva diferenciada, no sentido de que até determinada data os interessados em alugar o espaço possam manifestar seu desejo e é realizado o sorteio do espaço, mas tudo depende das regras contidas no Regimento Interno de cada condomínio.

Limpeza: entendo que no valor da locação já está embutido o valor para limpeza do espaço, mas se estivermos diante de uma utilização inadequada, em que a sujeira extrapola o bom senso, a limpeza ficará sob responsabilidade do condômino.

Horário: o horário de utilização deverá estar contido nas regras de uso, devendo ser respeitado.

Participe, envie sua dúvida e/ou sugestão.

Artigos Relacionados

Advogado, Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo; Membro da Comissão de Direito Condominial da OAB-SP; Membro da Associação dos Advogados de São Paulo; Cursou Pós Graduação em Direito das Famílias e das Sucessões (EPD), É Pós Graduando em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde; Ao navegar Fone 11 5093-2572 - Skype alexandre.berthe - WhatsApp 55 11 94335-8334 - E-mail alexandre@alexandreberthe.com.br - www.alexandreberthe.com.br e é participantes de sites como www.pensaodealimentos.com.br - www.problemasnocondominio.com - www.fraudebancaria.com.br e outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer-center