Condomínio pode instalar câmera no hall?

Condomínio pode instalar câmera no hall?

Condomínio pode instalar câmera no hall?

Síndicos e condôminos possuem dúvida sobre a possibilidade ou não de se instalar câmeras no hall social dos andares, mas afinal isso é possível?

Conforme exposto no artigo relacionado ao uso de câmera (veja aqui) temos que não há nenhum impedimento legal que impossibilite o monitoramento das áreas comuns dos condomínios, mas apenas uma conjuntura de dispositivos legais que protegem a divulgação do material coletado.

Portanto, o condomínio poderá instalar câmeras de monitoramento no hall social e/ou de serviço, tendo em vista que são consideradas área comuns, excetuando casos em que há o uso de elevadores privativos e outras situações que fogem a regra geral. Inclusive, há de se ressaltar que a instalação de câmeras no hall reflete em maior segurança aos próprios condôminos.

No entanto, nos condomínios em que não há esse dispositivo de segurança instalado, o condômino não poderá por livre iniciativa instala-lo, pois não possui autonomia para modificar as áreas comuns e as imagens precisam ser protegidas, devendo qualquer dispositivo de monitoramento estar dentro de sua unidade.

Artigos Relacionados

Foi sócio do Berthe e Montemurro Advogados, atua nas áreas de Direito Bancário, Consumidor, Condominial, Saúde, Imobiliário, Responsabilidade Civil e Indenizatória, Família e Sucessões e Contencioso Civil. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo, membro da Associação dos Advogados de São Paulo, cursou Pós Graduação em Direito das Famílias e das Sucessões (EPD), Pós Graduando em Direito Aplicado aos Serviços de Saúde e membro da Comissão de Direito Condominial da OAB-SP. Fone 11 5093-2572 - Skype alexandre.berthe - WhatsApp 55 11 94335-8334 - E-mail alexandre@alexandreberthe.com.br - www.alexandreberthe.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

footer-center